domingo, 12 de maio de 2013

O VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTÁVEL

Versatilidade e o fato de ser 100% reciclável fazem engenheiros, arquitetos  e paisagistas incluírem o material em projetos de construção sustentável

A discussão sobre sustentabilidade está cada vez mais presente na construção civil. Engenheiros, arquitetos e paisagistas buscam constantemente alternativas para que uma edificação influencie o menos possível no meio ambiente. Certificações que verificam se uma obra é ou não sustentável, como é o caso, por exemplo, do Leadership in Energy and Enviromental Design (LEED), emitido pelo Green Building Council, começam a ser emitidas para obras brasileiras e comprovam o movimento do setor em busca de uma arquitetura alinhada com as necessidades do planeta.  
Por causa de sua versatilidade, o vidro é um material que tem conquistado espaço importante nas pranchetas e planilhas dos profissionais dedicados a conceber projetos de green building (construção verde). “Não só por ser 100% reciclável, mas também por aliar estética e alto desempenho nas edificações. Isso faz com que o vidro se destaque quando comparado com um outro produto para o mesmo fim”, afirma Carlos Henrique Mattar, gerente de desenvolvimento de mercado da Cebrace, empresa líder na produção de vidro plano e primeira do setor vidreiro a ser membro fundador do Green Building Council Brasil (GBC).
A transparência do vidro resulta numa melhor iluminação natural nos espaços, o que traz economia com energia elétrica. Isto é fundamental para obtenção de pontos no LEED, por exemplo, e conseqüentemente para a conquista da certificação verde. Essas vantagens talvez sejam as mais aparentes para muitas pessoas. No entanto, a aplicação do vidro hoje em dia vai muito além disso. “O avanço na tecnologia permitiu o desenvolvimento de vidros de alto desempenho como os autolimpantes e os de controle solar e acústico. Todos comprometidos com a preservação natural”, comenta Mattar.
Variedade - Os vidros com propriedade autolimpante reduzem a necessidade de limpeza e permitem economia no consumo de água e de despesas com produtos contribuindo com a natureza ao dispensar uso freqüente de detergentes. Além disso, oferecem vantagens como proteção contra os raios UV (ultravioleta) e visão sempre nítida, mesmo em dias chuvosos. Isso porque sua superfície não acumula sujeiras, como ocorre com os outros produtos similares.






Nenhum comentário:

Postar um comentário