quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Envelopes de vidro


Não há como circular por qualquer grande metrópole dos dias atuais sem que se tenha a atenção atraída pelas cada vez mais ostensivas cortinas envidraçadas que revestem um número crescente de novos edifícios. A tendência dominante, entre arquitetos e construtores, de usar extensas superfícies de vidro para envelopar edificações, em especial as de uso comercial, tem transformado radicalmente o cenário dos grandes centros urbanos.
Nas últimas décadas, os conceitos de construção de fachadas passaram por uma revolução tecnológica de grandes proporções, abrindo espaço para o domínio da concepção de envoltórios transparentes. A evolução das fachadas é visível nos prédios das grandes cidades, tanto no Brasil como no exterior.
Leveza e transparência são as principais características que fazem do vidro um material insubstituível na arquitetura. “A primeira função do vidro nas fachadas é garantir a visibilidade nas duas direções. A segunda é trazer luz natural para dentro do edifício”, afirma o engenheiro e consultor de fachadas Paulo Duarte. Além de ligar os ambientes de forma visual e emocional, o material tem contribuído de forma decisiva para a proliferação dos chamados edifícios verdes, com altos índices de eficiência energética. “O vidro não é apenas mais um produto, ele é o principal componente de uma fachada”, avalia a arquiteta Audrey Dias, da consultoria Aluparts. “O material tem forte influência no conforto, na economia, no desempenho termo-acústico e na segurança da edificação.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário